segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Diário de Treino - Semana 12



Cheguei à marca das 12 semanas de treino.
Os resultados têm aparecido de forma gradual mas consistente, consegui ganhar massa magra (que era o meu objetivo principal quando comecei) e já começo a ouvir comentários de outras pessoas acerca daquilo que está a mudar em mim. Primeiro foram as minhas costas, num dia em que a vim de vestido e a minha colega de trabalho comentou que já se notava imenso. Não me surpreendeu, é o meu grupo muscular mais favorecido, aquele em que sempre vi mais definição. Ontem foi a minha cunhada que comentou sobre as minhas pernas, dizendo que estavam mais salientes (estava de leggins e referia-se aos quadríceps). Louvemos senhor, que as pernas são o meu calcanhar de Aquiles. Em 2012 quando comecei com a musculação, e ao fim de 3 meses, o tronco estava com um porte atlético, seco e bastante definido... as pernas nem pensar que acompanharam a evolução dos superiores. Estava claramente em desequilíbrio, não ajudava nada que eu já tivesse mais dificuldade em ganhar massa nas pernas e fizesse 3 aulas de grupo por semana... Nessa altura a professora aconselhou passar a treinar o grupo muscular 2x semanalmente e apesar do esforço que implicava, comecei a ver mudanças.

Desta vez desde logo que o meu plano, sendo A/B (A para superiores e B para pernas) implica que faça o treino B no mínimo duas vezes na semana, sendo que há semanas em que me cabe fazê-lo 3 vezes... Não me é custoso porque faço rest day a meio da semana, não faço aulas de grupo agora e é suficiente para me permitir recuperar entre treinos (isto aliado a uma alimentação completa e correta, obviamente).

Também ajudou muito que de há duas semanas e meia para cá tenha decidido contrariar o meu plano de treino que indica agachamento na multipower para privilegiar o agachamento livre.
Enquanto tinha pouca força e resistência a barra guiada é útil, mas eu pessoalmente tenho um controle postural melhor com o livre, além de que sinto muito mais a perna a trabalhar. Não sou necessariamente uma principiante, tenho bases algo sólidas para executar o exercício com segurança, além de que o faço sempre com o marido por trás para ajudar em SOS.

Então a semana foi:
Segunda: superiores com uma sessão intensa para ABS;
Terça: Pernas;
Quarta: Rest day do ginásio mas fiz caminhada de 45 minutos em jejum logo pela manhã;
Quinta: superiores + 15 minutos de cardio;
Sexta: pernas + lombares;
Sábado: superiores + treino leve de ABS.

A alimentação continua pacífica embora esteja a começar a reduzir gradualmente às calorias. Tudo muito ligeiro e progressivo para não sacrificar a massa magra.

Hoje começa a 13ª semana, e será (supostamente) altura de falar com o orientador para trocar o esquema de treino. Curiosa para ver o que se segue!

Sem comentários:

Enviar um comentário