segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Refeição do lixo?



Cheat Day, ou Cheat meal, o que são?

Bem, traduzindo significa dia ou refeição do lixo. Dias ou refeições programados em que nos é permitido relaxar um pouco mais na dieta e comer aquilo que nos outros dias nos é vetado.

E qual a importância desse dia ou dessa refeição?

Para não entrar no campo científico e técnico da coisa, e resumindo isto tudo numa linguagem muito acessível e leiga, podemos dizer que quando seguimos uma dieta algo restrita (principalmente a nível calórico) por um longo período de tempo, é quase certo que o nosso metabolismo vai abrandar. É sabido que o nosso corpo é uma máquina de sobrevivência, concebido para se adaptar até nas condições mais inóspitas. Assim, quando o privamos demasiado, ele vai ler aquilo como uma possível falha energética e vai abrandar o metabolismo por forma a conseguir criar reservas. Com a refeição do lixo dizemos ao corpo: ''Vês, não tens com o que te preocupar, eu dou-te calorias e comida!''. É suposto com isto o metabolismo receber um choque e voltar a acelerar, queimando mais. Daí que feito com peso e medida, a refeição do lixo pode e deve ser uma aliada para obtermos uma forma física melhor.

Psicologicamente também é benéfico, já que nos sentirmos privados constantemente de algum alimento que efetivamente gostamos, mas que pelas suas características nutricionais não se enquadra nos nossos objetivos e no nosso plano alimentar, por norma dá barraca.
Privação excessiva leva por norma a desistências, quer da dieta, quer do exercício. De nada vale andar semanas sem comer hidratos, ou um doce, uma fatia de pizza se depois sentem uma compulsão enorme e acabam por descarrilar e comer tudo o que aparece à frente.
Assim, sabendo de ante mão que naquele dia poderão escolher comer aquele gelado, ou aquele assado, ou aquele hambúrguer, ajuda a que nos restantes dias se mantenham na linha.

Todos nós podemos fazer a refeição do lixo?

Poder podem, mas eu pessoalmente não a aconselharia fazer nos primeiros tempos, talvez nos primeiros dois meses, já que para quem está a começar é expectável que se crie sensibilidade à leptina e à insulina através da combinação de uma alimentação limpa e saudável conjugada com  treino.


E como escolher: dia do lixo ou refeição do lixo?

Bem, o ideal é escolher uma refeição livre, pois um dia livre é sempre mais difícil de gerir mas isso vai depender muito do patamar da vossa forma física, do metabolismo de cada um, e também dos objetivos a que se propõem.
A periocidade também é algo muito individualizado. Há quem a faça semanalmente, a cada 10 ou 15 dias. Cada um terá de optar pelo intervalo que considera mais adequado à sua condição atual.


A minha experiência:
Atualmente não tenho refeição do lixo programada, dia do lixo muito menos. Embora já tenha 12 semanas de treino completadas, com alimentação limpa, e querendo tivesse já numa boa altura para programar uma cheat meal, ainda não senti necessidade disso.
Mas já tive quer cheat meal, quer cheat day e não foi isso que me impediu de chegar a uma excelente forma física. Obviamente que não estava o dia todo a comer bolos, pizzas ou a beber refrigerantes, mas sabia-me muito bem chegar ao sábado à noite e comer aquele assado, acompanhado por um copo de vinho e uma sobremesa no fim.

Como não é uma única refeição que nos coloca em boa forma física, também não será uma única menos saudável (feita com parcimónia) que nos irá desviar do caminho certo.

E não se esqueçam: não usem NUNCA o dia do lixo como desculpa para dar facadas à dieta pela semana fora.

Sem comentários:

Enviar um comentário