sexta-feira, 26 de junho de 2015

Água, fonte de vida.... e de dúvidas?

Imagem retirada do Google Imagens

O nosso corpo é constituído por cerca de 70% de água. Só este número nos indica a importância de diariamente repormos os níveis hídricos perdidos através da urina, suor, respiração...

Mas não estou cá para falar nesse ponto, nem nos benefícios de um consumo adequado de água, que isso acho que todos sabemos (ou pelo menos deveríamos saber).

Estes dias no trabalho havia uma garrafa que no seu rótulo, junto à marca, tinha destacado a vermelho o pH de 9,5.
Ora se não fosse uma coisa boa, porque é que haveria de estar estrategicamente tão sinalizado?
Para comparar, peguei numa garrafa de outra marca, e tinha um pH de 5,8.
Estávamos a falar de uma água claramente alcalina, e outra mais ácida. A dúvida estava instalada, e a curiosidade também.

Fui investigar, claro.

 Há artigos que sugerem que o nosso corpo ao produzir energia, produz resíduos ácidos, e como tal, uma água alcalina é claramente mais eficiente na sua eliminação, ao contrário da água ácida que prejudica o processo. Benefícios do consumo de água com pH igual ou superior a 9 parecem ser inúmeros: mais poder de hidratação a nível celular, mais eficiente a desintoxicar, auxilia no combate aos cabelos secos, pois diminui o contato com o cloro, é melhor para a pele porque funciona como adstringente, diminui sintomas de refluxo gástrico, e até é apresentada como auxílio ao combate como doenças do foro oncológico, e tiroide.

Mas e então a água com pH mais ácido é a má da fita?

Bem, por outro encontramos outro sem fim de artigos de desmentem o facto da água alcalina ser mais benéfica para a saúde, que do ponto de vista médico não tem sentido algum visto o nosso corpo regular automaticamente o ph do que ingerimos para que fique igual ao do sangue (mais que não seja porque o estômago tem um ambiente extremamente ácido e logo o ph alcalino da água ingerida ficaria automaticamente anulado) e que tudo não passou de uma estratégia de venda, que água é agua, ponto.

A minha opinião

O importante é beber para nos mantermos hidratados e ir variando entre águas mais ácidas (por norma uma boa fatia das que encontramos à venda nos hipermercados), entre neutras e alcalinas, pois não encontrei opiniões médicas/cientistas devidamente fundamentadas que me levem a consumir água com um potencial hidrogénico especifico.





Sem comentários:

Enviar um comentário