terça-feira, 16 de junho de 2015

Já comeste fruta hoje? #1


 
Cerejas que fizeram parte do meu lanche da manhã

 
Nesta altura é incontornável: nas bermas das estradas nacionais encontramos imensas banquinhas de venda improvisadas com cerejas. É época delas e nada como tentar os automobilistas a uma paragem para provar - e comprar - o fruto tão bonito, carnudo e saboroso.

Sábado trouxe uma caixa com 2 kg de cereja de Resende. Grandes, doces, com aspeto de terem sido colhidas há pouco tempo (e não como as vemos por vezes no supermercado já amassadas e apodrecidas). E tenho-me deliciado com elas.

Mas e então quais os benefícios deste fruto?

Bem, aquilo que me parece mais óbvio é o poder anti envelhecimento delas, já que são ricas em antioxidantes, vitamina C e flavonoides. Ajudam no combate aos danos causados pelos radicais livres, têm propriedades anti cancerígenas, auxiliam na digestão, são depurativas e diuréticas. Como têm função anti inflamatória são um precioso auxilio para aliviar dores musculares. Muitas vantagens no consumo, como se pode ver,

Também podemos preparar um chá com as suas folhas e talos e é muito útil no combate às infeções urinárias, no controle dos níveis de ácido úrico, pressão alta e no combate às toxinas.




Devem ser guardadas no frigorífico sem lavar e tapar para que se conservem durante mais tempo (até duas semanas, aproximadamente) ou até mesmo congelar para utilização futura em batidos, por exemplo.

Sem comentários:

Enviar um comentário