quarta-feira, 1 de julho de 2015

Memória muscular


Treinamos durante meses, anos, de forma constante, assídua, insana.
Os resultados são bons, visíveis, consistentes, mas por qualquer motivo paramos com a musculação.
É uma situação frequente, seja porque a desmotivação domina a força de vontade, por questões profissionais ou até mesmo de saúde.

E então com a paragem, o que acontece aos ganhos obtidos?
Bem, tenho uma boa e uma má notícia.

Começamos pela má?
A má é que o processo de atrofia muscular começa ao fim de 10-11 dias. E em poucas semanas podemos ver sumir os ganhos de meses ou anos de trabalho.



Então e agora a boa:
Não perdemos completamente tudo.
Os nossos músculos são compostos por células, células essas compostas por núcleos denominados miócitos. Quanto mais trabalho muscular desenvolvemos, mais núcleos são criados, por forma a ajudar ao seu desenvolvimento e recuperação.

Um estudo feito pelo National Center for Biotechnology Information, demonstra que um atleta manteve o mesmo número de núcleos celulares mesmo tendo perdido cerca de 50% da sua massa muscular (mais info aqui).

Resumindo, isto significa que quando retomamos os treinos após uma paragem mais ou menos longa, e como o nosso número de núcleos continua inalterado, iremos conseguir recuperar em menos tempo a massa magra perdida, comparativamente a outras pessoas que nunca antes praticaram musculação. Daí o termo ''memória muscular''.



De sublinhar que quanto mais novos somos, mais núcleos criamos, daí também a importância de incentivar o desporto desde cedo.

Se precisavam de mais um motivo para regressar ao exercício, este parece-me um bom!





Sem comentários:

Enviar um comentário